A Lincoln, divisão de luxo da Ford, apresentou na semana passada nos Estados Unidos a linha 2015 do utilitário esportivo Navigator.
Principal atração da marca no Salão de Chicago, o SUV mantém praticamente a mesma carroceria desde 2006, no entanto, a linha 2015 conta com importantes atualizações no visual e ganha mais recursos no interior, quando comparado com a geração anterior.
Principal rival do Cadillac Escalade, que recentemente ganhou uma geração totalmente nova com visual mais moderno e novos equipamentos, o Navigator traz como principal novidade o visual com a atual identidade da Lincoln. Na dianteira, o que chama atenção é a enorme grade frontal com filetes cromados que fazem companhia ao sofisticado conjunto óptico composto por LEDs HID. A lateral traz poucas alterações, como as rodas de liga leve de 20 ou 22 polegadas com novo desenho, porém, mantém a linha de cintura reta, sem vincos e maiores detalhes. Na parte traseira, também há poucas mudanças, com destaque para as lanternas com um novo formato e iluminação.
Embora mantenha as formas básicas no interior, buscando dar fôlego ao Navigator para competir com o novo Escalade, o SUV da Lincoln ganha acabamento refinado em madeira no painel, detalhes cromados e revestimento em couro nos bancos e por quase toda a cabine.
Entre os equipamentos, a principal novidade é o sistema de entretenimento MyLincoln Touch, que abrange diversas funções e traz informações do veículo. Além disso, o SUV ainda vem com controle contínuo de estabilidade, possui sistema de ajuste da suspenção de acordo com as condições da estrada, entre outros itens.
Mecanicamente o utilitário da Lincoln traz o mesmo motor 3.5 V6 EcoBoost do Ford F-150, substituindo o antigo bloco beberão V8 Triton 5.4. Acoplado ao propulsor V6, o modelo vem equipado com transmissão automática de seis velocidades. Opcionalmente o veículo pode vir com tração integral.

Por Caio Polo