Uso da cadeirinha e Bebê Conforto: Isofix Regulamentado

  

O uso das cadeirinhas e bebê conforto nos automóveis é de suma importância para qualquer carro de passeio que transporte crianças a partir do zero ano de vida. Até 1 ano, o correto é a utilização do bebê conforto e, após, a cadeirinha que é considerada essencial para as crianças de até 4 anos, que posteriormente farão o uso do assento elevatório.

Com base no assunto, o Inmetro (que visa melhorar constantemente esse regulamento) postou as regras no Diário Oficial da União sobre o uso do Isofix (sistema de fixação alternativo). O item será incluso na certificação do Inmetro . As cadeirinhas que são presas somente pelo cinto de segurança são válidas, o item é um complemento já utilizado por muitos motoristas em todo o país.

Já está mais que comprovado que o número de mortes no trânsito em relação as crianças que utilizam o bebê conforto ou a cadeirinha dimunuiram em até 70% desde a vigência da regulamentação de 29 de Janeiro 2007 da Portaria Inmetro nro 38. No ano de 2010, por exemplo, nenhum caso fatal ocorreu em Brasília.

Além de evitar a morte precoce, o benefício das cadeirinhas também é proteger contra possíveis ferimentos e demais lesões que possam vir a ocorrer poir conta dos acidentes em estradas.  Mesmo com os dados apresentados e a forte fiscalização, muitos pais não se dão conta que até mesmo uma simples volta no quarteirão, sem o uso da cadeirinha, pode ser extremamente perigosa ou fatal.




Em média, o peso humano aumenta em 300% e certamente a mãe ou outro responsável que esteja com a criança no colo, não vai conseguir segurar fortemente e evitar maiores danos que podem ser causados.  Para os pais que não podem comprar uma cadeirinha nova, os site de compras como Mercado Livre e OLX, por exemplo, oferecem produtos de segunda mão que podem ser comprados por um preço mais em conta, com total segurança, basta verificar as qualificações para saber se o vendedor é confiável.

Por Luciana Ávila

Foto: divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.