Mercado automobilístico comemora: janeiro começa em alta nas vendas

  

O mercado automobilístico está com os olhos arregalados para os números apresentados na primeira quinzena de janeiro. Os 15 dias iniciais de 2014 apresentaram um volume de vendas que atingiu as 165.355 unidades entre carros e comerciais leves, o que já permite uma projeção que ultrapassa as 330 mil unidades e praticamente estabelece este mês de janeiro como o mais movimentado da história do mercado. A média de vendas diárias chega às 15.032 unidades. O atual recorde para janeiro é de 296,8 mil unidades, marca alcançada em 2013.

Há uma explicação simples para o fenômeno: Imposto sobre Produtos Industrializados. Como a alíquota para os veículos fabricados neste ano subiu, o que certamente provocará uma alta no preço final, muitos consumidores estão optando pela compra de modelos fabricados em 2013, com a alíquota reduzida e consequentes valores menores.

As fábricas já começaram a enviar para as revendedoras os modelos fabricados em 2014, no entanto o estoque da linha 2013 continua bastante carregado e o que se acredita no mercado é que a procura por veículos fabricados no ano passado continue bastante alta na segunda quinzena do mês.

Os modelos mais procurados também parecem seguir as tendências apresentadas até 2013, ou seja, com o Gol disparado em primeiro lugar e abrindo o caminho para tornar-se o carro mais vendido do Brasil pelo 28º ano consecutivo. Para se ter uma noção do quanto o hatch da Volkswagen anda na frente dos concorrentes, o Gol vendeu 13.180 unidades nos primeiros dias de janeiro. O segundo colocado do ranking, o Ford Fiesta, vendeu 7.950 unidades no mesmo período.




E, mesmo sem querer, os números apresentaram uma grande surpresa. O Fiesta, mesmo com números bastante inferiores aos apresentados pelo Gol, tornou-se o segundo carro mais vendido do ranking, jogando a Fiat para trás. A montadora italiana emplacou o Uno em terceiro lugar e seu carro de entrada, o Palio, em quarto.

Os outros modelos brigam pela quinta colocação, hoje ocupada pelo Volkswagen Fox. Mas o modelo é seguido por mais dois carros da Fiat, o Siena e o Strada. A lista dos dez mais vendidos é completada por Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Renault Sandero.

Por Chris Lino






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.