Carros x Enchentes: como agir?

  

Apesar do verão ser a estação mais bem vinda do ano, as chuvas fortes são umas das principais características e, infelizmente, podem causar muitos danos, inclusive no trânsito. Não é incomum ver o noticiário de tv e acompanhar carros que chegam a ser arrastados por enxurradas, ou simplesmente abandonados, por conta do domínio das águas que muitas vezes atingem até o interior dos veículos. 

Logicamente que a água em abundância não é boa para a parte mecânica dos veículos, porém algumas medidas viáveis podem ser adotadas em casos como este. Uma delas é manter a calma e não tentar vencer as águas, já que não sabemos o quanto do motor foi atingido. É necessário ter paciência e aguardar que o nível fique baixo.

Se for para seguir em frente, a aceleração pode ser o principal fator para um prejuízo maior. O importante é que nãos e ultrapasse os 2.500 rpm de rotação para diminuir a variação do nível da água fazendo com que o respingar junto ao motor fique estável e possa evitar demais contaminações dos componentes eletroeletrônicos dos veículos.

Os carros com transmissão automática devem ser substituídos pela posição manual para que não possam correr o risco de aumentar a velocidade. As opções WINTER ou SNOW devem ser utilizados nestes casos para ajustar a tração. Pouca gente sabe, mas estes recursos são recomendados inclusive em casos de enchentes ou alagamentos pois auxiliam no controle de velocidade e rotação da parte mecânica. Evitar o uso do ar condicionado, se possível não utilizar. Quantos menos equipamentos em funcionamento, melhor, para reduzir certos riscos como o de calço hidráulico.




Caso o veículo já tenha passado por enchentes ou alagamentos de alta intensidade, o check up deve ser feito no mínimo, a cada seis meses. É extremamente recomendado ficar de olho principalmente no sistema de injeção, que pode causar eventuais transtornos inesperadamente. No demais, a paciência sempre será bem vinda em uma situação constrangedora como essa e toda cautela pode prevenir para que os resultados não sejam tão devastadores assim.

Por Luciana Ávila

Foto: divulgação






Um comentário em “Carros x Enchentes: como agir?

  1. Oi, venho parabenizar a matéria relevante nessa época do ano, onde inúmeros são os motoristas que se deparam nessa situação.
    Onde o problema mais comum em sinistros por enchentes é o temido calço hidráulico no motor a pistão dos veículos, que destrói o motor, gerando ônus e transtornos para proprietários com seguro, e mais complexo ainda para os que não possuem seguro.
    Lembrando sempre que a primeira e principal atitude é preservar a segurança dos ocupantes do veículo, pois a vida não pode voltar por se arrepender e o material pode ser reposto a qualquer tempo!

    Venho com uma informação de utilidade a todos que possuem veículos, pois juntamente com a empresa JM PROJETOS E SISTEMAS desenvolvemos, produzimos e comercializamos a solução definitiva contra o calço hidráulico no motor a pistão dos veículos, um produto inovador, preciso e eficaz, que proporciona comodidade, segurança e economia para proprietários de veículos.
    Nosso produto: MÓDULO INIBIDOR DE CALÇO HIDRÁULICO (mich), tem a função de bloquear a entrada de água no motor a pistão dos veículos, impedindo que ocorra o temido problema do calço hidráulico no propulsor.

    Qualquer dúvida fale conosco!
    E-mail: jaods-santos@ig.com.br
    http://www.jmprojetosesistemas.com.br

Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.