Custo médio de manter um carro foi de R$ 12 mil em 2013





Manter um carro nunca foi fácil, pois muitos são os custos que existem nesse processo. Aliás, o custo de manter um automóvel  em 2013 foi mais de 12 mil reais. Foi, ao todo, um aumento superior aos parâmetros da inflação que é detectada pelo IPC, Índice de Preços ao Consumidor.

A FIPE, por sua vez, presenciou um aumento de 3,88%, fazendo um paralelo entre janeiro e dezembro do ano anterior. O que ocorre é que são muitos os custos que um veículo traz, como despesas com combustível, manutenção, seguros, tributos, entre outras coisas que pesam no bolso da pessoa. 


Veja também:  Nissan Versa 2019 - Características, Ficha Técnica

Na parte de serviços, para termos uma ideia, o gasto foi de  5,93%. É muita coisa. Os combustíveis também tiveram um aumento de preço equivalente a 5,72% ainda mais caros. Seja lá como for, o que mais aumentou o custo em manter um carro foram dois setores específicos: o estacionamento por hora, que teve um acréscimo de valor de 6,62%, e o setor de lavagem com um aumento de preço de 14,2%.

Outro ponto interessante de ser comentado é que as concessionárias começaram o ano com IPI reduzido, ou seja, com os mesmos valores do ano passado. Não houve o reajuste do imposto sobre Produtos Industrializados.

O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores do Ceará (Fenabrave-CE), Fernando Pontes, afirmou que as unidades do Ceará ainda são escassas em relação a isso. O problema, com efeito, é que, de acordo com os cálculos da montadora, com o primeiro reajuste do IPI, o preço de custo para manter um carro terá um aumento de 1,1%.

Veja também:  Porsche Macan 2019 - Nova Reestilização

Até os carros da categoria popular, que possuem alíquota mais baixa, tiveram um aumento de 3% para 01 de janeiro. Um exemplo que ilustra bem é a seguinte situação: um automóvel que vale 30 mil passaria a ter um custo a mais de R$ 330. 

Por Juan Wihelm

Foto: divulgação



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.