Indústria automobilística espera queda nas vendas em 2014

  

A maior vitória é um empate. A frase estranha e que caberia perfeitamente no contexto esportivo, por mais insólitas que as palavras possam parecer, é a exata expectativa de vendas de veículos em 2014. O grande objetivo de montadoras e revendedoras é igualar os números apresentados em 2013. Se houver uma queda, desde que não seja significativa, não haverá sustos. Superar o índice de vendas será muito difícil.

E a previsão pouco, ou nada, otimista vem do órgão que, ao menos na teoria, poderia estar com expectativas um pouco melhores. Só que a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) já colocou 2014 como um “ano atípico”, no qual um empate com os 3.575.935 automóveis e comerciais leves (grupo do qual participam picapes e SUVs) vendidos em 2013 será um número aceito como vitória. A queda, de acordo com as previsões, deve atingir os 3,6%, um número bem mais significativo que a redução de 1,6% registrada ao final de 2013 e divulgada no início de janeiro.

Veja também:  Toyota Hilux 2018 - Novidades, Preço e Nova Versão

Essa particularidade em 2014 surge a partir da série de eventos de grande porte previstos para o ano. O Carnaval, por exemplo, está marcado para o início de março. Em junho começa a Copa do Mundo de futebol, que será realizada em terras brasileiras. E, na sequência, o País entrará no clima de eleições majoritárias, com votação para a Presidência da República.

Além disso, a subida gradativa do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que fatalmente será repassada ao valor final dos veículos, deve dar uma significativa contribuição para a retração do mercado.




Com isso, estão excluídos desse pessimismo o airbag duplo e os freios ABS, itens obrigatórios a partir de agora em todo e qualquer carro fabricado no Brasil. O aumento médio de 5% nos preços dos veículos de entrada acabará diluído nos financiamentos, portanto passará despercebido, creem os especialistas.

Veja também:  Projeto de Lei pode liberar Som Alto em Carros

Por Chris Lino

Foto: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.