Produção da Volkswagen Kombi chegou ao fim



  

Na semana passa o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) decidiu, enfim, aposentar de vez a Kombi, afinal ela não será tratada como uma exceção a regra de obrigatoriedade a cerca dos freios ABS e airbags. Em 2014, todos os carros produzidos dentro de nossas fronteiras deverão conter essas ferramentas. A notícia foi dada pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

Com esta informação chega, portanto, ao fim a saga da famosa perua, pois a montadora já havia anunciado a impossibilidade da Kombi receber o ABS e airbag.

A decisão do Contran baseou em elevar o nível de segurança dos veículos, aumentando assim a possibilidade de manutenção da vida em ocasionais acidentes, tratando a ideia de abrir uma exceção a Kombi como um retrocesso.

Veja também:  Chery Tiggo 2018 - Especificações, Características

A Volkswagen já havia anunciado a aposentadoria da perua no mês de outubro, porém no dia 17 de dezembro, o ministro Guido Mantega, levantou a possibilidade de continuidade de produção do veículo como uma excepcionalidade. Dentro de seu argumento levantou a questão do nível de desemprego daqueles que trabalham na linha da Kombi, além de questionar como se trata de um veículo diferenciado.




Apesar de um cálculo feito pelo setor automotivo indicar um número de aproximadamente 4 mil desempregados com o fim da Kombi, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC relatou que esse número poderia ser, na verdade, 5 vezes maior, chegando assim a 20 mil no total.

Os apelos, no entanto, não surtiram o efeito desejado e a Kombi será mesmo aposentada.

Veja também:  Nissan Leaf - Carro Elétrico será lançado no Brasil em 2019

O ministro Aguinaldo Ribeiro baseou-se em dados de outros países para defender seus argumentos. Segundo ele nas nações que fazem o uso dos dois aparatos em seus veículos a redução de mortes no trânsito chegou a 30 mil em um ano. E para terminar ainda levantou a questão dos preços cobrados nos automóveis no Brasil, onde os elevados preços perduram. Dessa forma o consumidor deveria ao menos ser compensado com os itens de segurança.

Desta vez é mesmo um adeus à perua mais famosa de todos os tempos. Muitos sentirão saudades.

Por Natália Mayrink De Lazzari

Volkswagen Kombi

Foto: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.