A Importância da Troca de Óleo

  

O óleo lubrificante muitas vezes é um detalhe esquecido por condutores iniciantes. Mesmo quando adquirimos um carro em perfeito estado e e funcionamento, devemos lembrar que essa substância é de extrema importância para a vida do motor.

Além de diminuir o atrito entre as peças ele tem a função de refrigerar o mesmo. Ao escolher o óleo mais apropriado ao veículo é importante verificar a necessidade. Por exemplo, para carros que rodam diariamente pelas cidades, o mais indicado são os óleos multi- viscosos já que os motores esquentam durante maior tempo e proporção devido ao trânsito mais que esfriam durante um período e voltam a esquentar no trajeto de volta para casa.

Veja também:  Viagem de Carro - Dicas e Cuidados

São eles: SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50. Já os taxistas podem ter a certeza de que o óleo puro funciona melhor porque os veículos rodam o dia todo e não tem um tempo específico para parada. Neste caso podem ser usados: SAE 20, SAE 30, SAE 40.

Quanto a troca, o ideal recomendado são de cinco mil quilômetros ou seis meses, de preferência usando sempre a mesma marca segundo os principais fabricantes. A verificação pode ser feita de modo simples e rápido por qualquer pessoa. Obviamente com o motor frio, recomenda se retirar a vareta e efetuar a limpeza com um pano limpo.

Ao recolocar o instrumento de medição, deve se retirar novamente e verificar o nível marcado. Ele deve estar entre o máximo e o mínimo indicado. Esse procedimento deve ser feito ao menos uma vez por mês.  

Veja também:  Transferência de Multa ao Infrator



Os tipos de óleo encontrados no mercado são: Mineral, Sintético e Semissintético. O mineral é feito a partir de substãncias do petróleo e vem das refinarias especializadas. O sintético é um tipo de lubrificante artificial e é produzido em usinas químicas, já o semissintético é um lubrificante misto que reresentas as duas opções anteriores.

O importante ainda é não se apegar ao preço e visar a qualidade de cada fabricante.

Por Luciana Ávila

A Importância da Troca de Óleo

Foto: Divulgação 






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.