Falta de incentivo para aquisição de carros elétricos no Brasil

  

Alguns países já demonstram interesse em aumentar a frota de carros elétricos, a fim de diminuir a necessidade de utilizar combustíveis fósseis. O que levou as montadoras a investirem mais no setor nos últimos anos. Contudo o Brasil ainda está muito atrás apresentando inclusive políticas de incentivo à gasolina e etanol. Os números são bem desanimadores apesar de muitos esforços: no mundo são mais de 340 mil veículos movidos a eletricidade, enquanto no Brasil são apenas 70.

Levando em consideração que o Brasil é uma das maiores economias do mundo e que aqui a energia elétrica produzida é em sua maioria limpa, é uma incoerência muito grande estarmos tão atrasados quanto ao uso de carros elétricos. Isso ocorre principalmente pela falta de incentivos do Estado, já que os modelos são mais caros. Em países como Noruega, foram adotadas medidas em que o proprietário de um veículo elétrico pode utilizar o corredor exclusivo de ônibus, não paga pedágio nem estacionamento em diversos estabelecimentos, além da isenção de impostos.

Veja também:  Ford New Fiesta 2018 - Especificações, Preços

Na China, o governo isenta a cobrança de US$ 15 mil em impostos na compra de um carro elétrico, provando que o mercado de elétricos deve ser incentivado já que não é um processo que ocorre de maneira espontânea. A parceria entre montadoras e Estado também pode ser um pilar para a implementação em massa dos veículos menos poluentes.

Outras medidas que devem ser tomadas referem-se à estrutura para a recarga das baterias. Os veículos 100% elétricos têm uma eficiência menor, contudo são uma ótima alternativa para distâncias curtas, na área urbana. O investimento na tecnologia deve ser maior, sobretudo para um uso mais eficiente da bateria e menor tempo de recarga. São poucos os postos de recarga, porém os usuários podem usar a energia convencional de suas casas. Há modelos que precisam de 20 minutos para carregar 80% da capacidade. 

Veja também:  Viagem de Carro - Dicas e Cuidados



Por Robson Quirino de Moraes

Carros eletricos no Brasil

Foto: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.