Os Salões do Automóvel de Tóquio e Los Angeles já estão acontecendo e as novidades superam as últimas gerações da tecnologia e buscam surpreender cada vez mais o público.
As fabricantes participantes do evento neste ano pensaram em trazer a imaginação para a realidade com seus produtos exóticos e bem interessantes. As versões apresentadas trazem mais do que inovação, mas performances exclusivas e conceitos jamais vistos no mundo automotivo. A imaginação é tanta, que carros, motos e caminhões são pensados como brinquedos e tornam-se reais em suas apresentações.
Uma que surpreendeu a todos foi o caminhão movido a pilha. O pequeno apareceu no Salão do Automóvel de Tóquio e é da marca Daihatsu. Chamado de FC Concept, ele chamou a atenção de todos pelo seu design e por trazer uma excelente proposta: consegue incorporar uma plataforma adaptada para o uso de pilha de combustível, fazendo-o liberar o espaço total para uma eventual carroceria. E o novo conceito não para por aí, a tecnologia também pode ser usada em automóveis.
Para ficar melhor ainda, a marca pensou no custo que essa novidade poderia trazer e instalou um gerador compacto. O que o torna uma nova possibilidade para as produções dos key-cars urbanos que sofrem com a realidade atual: falta de espaço.
Quem pensa que o modelo é apenas uma experiência apresentada no salão, engana-se. As máquinas da Daihatsu estão bem adaptadas para serem realmente comercializadas. Mas, a marca pode estar pensando, primeiramente, em colocá-los nas ruas fora da Europa. Ainda não há declarações sobre as estratégias, mas espera-se novos modelos, além deste, para os próximos anos.
A invenção pode parecer ousada, mas é mais uma das grandes adaptações às necessidades de um mercado cada vez mais exigente como o mercado automobilístico. Resta agora aos apaixonados por carros aguardarem até poder ver como será na prática o uso dessa nova possível promessa.
Por Jaime Pargan

Foto: Divulgação