A novidade da Yamaha traz o carro elétrico Motiv que está sendo apresentado no Salão de Tóquio. O evento vai até o dia 1º de dezembro e a novidade da montadora pode combinar o uso da gasolina com o motor elétrico sendo possível até mesmo uma combinação híbrida entre os dois modos.
O pequeno compacto de dois lugares ainda está em fase de desenvolvimento e testes, porém o minicarro já promete ser um sucesso no futuro próximo, já que atraiu a atenção do público feminino desde o início do evento – visualmente falando.
A fabricante conta com a parceria do estúdio Gordon Murray Design que leva o nome do renomado designer de carros da Fórmula 1, o Prof. Ian Gordon Murray e que também já teve outras parcerias da categoria ultracompacto. As dimensões do Motiv são: 2.690 mm de comprimento X 1.470 mm de largura X 1.480 mm de altura distribuídos em um peso total de 730 quilos.
O modelo possui controle de estabilidade e tração, freios ABS e airbags de fábrica. O sistema de produção utilizado é o iStream.
A Yamaha até então conhecida principalmente no mundo das duas rodas, visou à preocupação em relação ao trânsito das grandes metrópoles além da falta de espaço para a circulação de carros, daí o porque do seu tamanho.
O sucesso dos motores elétricos deverá alcançar o seu pico máximo apenas nos meados de 2020 e poderá representar até 48% de crescimento ao ano, segundo pesquisadores da China e Japão. O Motiv é uma promessa mais próxima e até 2016 pretende ter a sua popularização assim como o Renaut Twingo e o Ford Ka, modelos compactos que já atingiram altos índices de vendas nos anos 1990 e 2000. A novidade segue a mesma linha dos modelos já apresentados como Honda P-NUT Smart Fortwo, Mitsubishi i e Toyota iQ.
Por Luciana Ávila
Foto: Divulgação