Óleos para veículos – Dicas e cuidados

  

Qualquer que seja o veículo, sendo ele motorizado, é de suma importância que ele esteja submetido a uma lubrificação correta.

Isso porque todo tipo de contato mecânico que houver entre uma peça e outra, especialmente as metálicas, em movimento, tem fortes atritos, tornando-as sujeitas a superaquecimento e desgaste. A lubrificação é justamente o que pode evitar que isso aconteça.

Para tanto, a lubrificação só será feita de forma adequada se for usado o óleo correto para cada ocasião. Afinal, você já deve ter notado que o mercado apresenta inúmeros tipos diferentes de óleo, cada um para uma aplicação específica.

Para motores, são necessários os óleos que tenham boa resistência às altas rotações dos mancais, que sejam detergentes para limpar o sistema, que não formem qualquer sinal de carvão. E ainda é preciso notar que cada motor pede um óleo diferente, de acordo com a rotação em que ele funciona, assim como sua potência. O clima também deve ser levado em conta, afinal, a temperatura altera a viscosidade do óleo, que é mais fino em ambientes mais quentes.

Veja também:  Chevrolet Montana 2018 - Especificações, Ficha Técnica

Portanto, é fundamental que sejam seguidas as orientações vindas no manual de instruções do seu veículo. Ou seja, não se deixe levar pela indicação do frentista, e sim pelas orientações do fabricante.

Também é importante ficar atento ao que o fabricante diz sobre o momento de trocar o óleo. Nada de completar o nível com óleo novo, algo extremamente prejudicial à boa manutenção do veículo.

Trocar antes do tempo é desperdício!




Sendo assim, costumeiramente, a troca é recomendada a cada 10.000 km ou 6 meses.

Para o câmbio, são usados óleos com aditivos que aguentem a pressão de esmagamento dos dentes. Isso só é possível porque o óleo não ficará exposto ao ambiente externo, não alterando suas características básicas. Esses óleos são trocados apenas em casos específicos.

Veja também:  Chevrolet Spin 2018 - Versões, Ficha Técnica

Não use óleo de motor para o câmbio!As características de ambos são muito diferentes.

Estão aí algumas orientações simples para que a vida útil do seu veículo seja ainda maior e você o possa aproveitar cada vez mais e melhor.

Por Mikhael Costa

Óleos para veículos

Foto: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.