O Porsche Panamera Turbo S foi revelado, juntando-se ao recém-lançado Panamera Turbo e os modelos E-híbridos no line-up do quatro portas da marca. Ele custa 23.146 lbras a mais do que o modelo Turbo, no valor de 131.049 libras, e fará a sua estreia pública no Tokyo Motor Show 2013 neste mês.
O motor V8 twin-turbo de 4,8 litros do modelo anterior permanece, mas será aprimorado passando de 20bhp para 562bhp, graças aos novos turbo compressores e melhor fluxo de ar que é 49bhp a mais do que o modelo Turbo padrão.
O torque também é de até 750nm, com a função overboost que aumenta esse número para 800Nm, mas o Panamera Turbo S ainda virá com 27.7mpg; uma melhoria de 11% em relação ao modelo anterior.
Tal como os seus irmãos menos poderosos, o novo Porsche Panamera Turbo S recebe vários ajustes exteriores, como um para-choque de design dianteiro revisado e redesenhado, faróis de LED e as mudanças continuam em volta com um vidro traseiro maior.
O Porsche Turbo S é equipado com o Torque Vectoring, com a capacidade de variar a energia para cada uma das rodas. Além do sistema e um diferencial traseiro de deslizamento limitado controlado eletronicamente para otimizar o manuseio e tração. Freios de cerâmica de carbono também foram instalados como padrão para fornecer potência de travagem máxima.
O preço estimado do Porsche Panamera Turbo S será de 47.554 libras a mais do que um Audi RS7 e o Mercedes CLS AMG. As primeiras entregas estão previstas para o Reino Unido e são esperados em janeiro do próximo ano.
Após o lançamento programado para o Reino Unido, a marca não informou o calendário para inclusão do modelo em outros países, embora a expectativa seja que o Panamera Turbo seja vendido em uma base global. Enquanto isso, os apaixonados por carros aguardam ansiosamente a chegada do novo modelo nas demais concessionárias mundiais.
Por Jaime Pargan

Foto: Divulgação