Alta nas vendas de carros com sensor ESP no Brasil



Os sensores são uma revolução no universo automotivo. Através da tecnologia, atualmente é possível que o carro praticamente ande sozinho, sem a necessidade de interferência do condutor. As montadoras utilizam dados estatísticos para provar as vantagens em utilizar um computador o tempo todo enquanto se dirige, e, é fato que a maior parte dos acidentes são causados por distrações humanas no volante.

São várias siglas e cada uma delas representa uma área diferente controlada por sensores e computadores. Dentre elas, o ESP (Electronic Stability Program) tem sido um dos mais buscados na hora do brasileiro comprar um carro novo. Um levantamento recente realizado pela Bosch revelou que a demanda de veículos com esse sistema tem aumentado consideravelmente no país. Segundo a pesquisa, quase todos os segmentos já possuem modelos com esses controles e isso pode demonstrar uma preocupação do consumidor com a segurança nas estradas.



O Controle Eletrônico de Estabilidade tem a função de corrigir automaticamente as trajetórias do automóvel e evitar acidentes. Em curvas muito rápidas, o motorista necessita de muita atenção e habilidade para corrigir a trajetória do veículo e colocá-lo de volta à pista. Com a utilização da tecnologia, essa tarefa é facilitada graças ao uso de sensores de pressão e rotação distribuídos em pontos estratégicos do automóvel que enviam sinais que reduzem a velocidade e o torque, controlando o número de rotações do motor a ajustando a trajetória. Tudo isso em centésimos de segundo.

O sistema de fato é eficiente e pode salvar vidas. No entanto, seu uso ainda não é obrigatório em veículos, o que contribui para as infelizes estatísticas de acidentes automotivos no Brasil.



Por Ebenézer Carvalho

Leia também:  Nova Volkswagen Kombi 2014 não apresenta boas vendas no Brasil

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.