DAF – Nova fábrica de caminhões em Ponta Grossa (PR)





A primeira unidade da fabricante holandesa de caminhões DAF foi produzida em solo nacional. A montadora concentrou as suas atividades no polo de Ponta Grossa (PR) e tem a capacidade de produzir cerca de 10 mil unidades por ano. O modelo produzido é o extra-pesado XF 105, que possui tração de 6×2 ou 6×4 e ainda tem duas opções de cabine: Confort ou Space Cab.

A Planta da montadora possui 2,3 milhões de m2 e foram investidos cerca de 320 milhões de dólares tanto em operações no país quanto na fábrica paranaense. Controlada pelo grupo americano Paccar, a fabricante holandesa já é bastante conhecida no continente europeu, mas é raramente vista em solo brasileiro. Sua rede de concessionárias deve ter 20 pontos de venda até o final de dezembro e isso deverá ser dobrado até o final de 2014.




A concorrência em solo nacional deverá acontecer principalmente com a MAN Latin America, que tem uma planta já bem estabelecida de caminhões e ônibus na cidade de Resende, região sul do Estado do Rio de Janeiro.

Com a instalação, cerca de 500 novos empregos devem ser gerados na região. Além disso, é estimada a chegada de pelo menos mais 20 fábricas que ficarão responsáveis por produzir insumos e peças e vão gerar mais milhares de empregos.


A indústria automotiva no Paraná tem uma excelente logística e vem sendo a primeira opção de diversas empresas do setor. Além da DAF, a Volkswagen já anunciou investimentos da ordem de R$ 700 milhões na produção do novo Golf em São José dos Pinhais e diversas outras companhias como Land Rover e Mercedes-Benz também já confirmaram sua presença na região.

Por Ebenézer Carvalho



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.