Como forma de expandir a sua presença em diversos países, a Toyotta afirmou que pretende iniciar a exportação do Corolla produzido nos EUA para a America Latina e Caribe já em 2014. A nova geração do veículo terá a sua produção iniciada na fábrica de Tupelo, no estado do Mississipi, e deseja exportar cerca de 7.500 carros já no primeiro ano.
Segundo Jim Lentz, presidente da Toyota na América do Norte, a exportação para a America Latina e Caribe vai ajudar a consolidar ainda mais a base de produção norte americana da montadora. Contudo, a Toyota não anunciou os países que receberão o modelo americano.
O Brasil deve continuar com o modelo europeu, que já está adequado ao gosto do mercado regional. Além disso, a empresa possui uma produção local do veículo em Indaiatuba, SP, o que reduz consideravelmente o valor final do veículo em relação ao importado. A diferença entre os dois modelos é bastante acentuada, já que o modelo americano é inspirado no protótipo Furia, apresentado no Salão de Detroit desse ano. Apenas lateralmente é que as linhas dos dois veículos se aproximam um pouco.
Embora não tenha sido revelada oficialmente pela montadora japonesa, a versão americana do novo Corolla inclui uma motorização de quatro cilindros 1.8l que geram uma potência de 132 cv e transmissão manual de seis marchas ou manual com até quatro trocas.
Por Ebenézer Carvalho