Foi anunciado recentemente um recall de 662 mil veículos das montadoras Hyundai e Kia na Coréia do Sul. Segundo informações das empresas, o anúncio foi feito devido a um problema no pedal de freio de vários modelos. O problema é o mesmo que acabou causando um recall de 1,8 milhão de veículos nos EUA, algo que levou o Brasil a questionar a Hyundai e Kia sobre a presença do problema em automóveis no Brasil. Dessa vez, foram 15 modelos fabricados entre os anos de 2007 e 2011 que estão afetados pelo problema.
O problema consiste em uma falha num dispositivo do sistema de freio dos veículos que causa mal funcionamento das luzes ligadas ao piloto automático e impede que o dispositivo reduza a velocidade. Além disso, o problema pode piorar, fazendo com que a alavanca de câmbio trave na posição de estacionamento.
De acordo com as fabricantes, os modelos afetados pelo problema são os seguintes: Kia Optima, Kia Sorento, Kia Sportag, Kia Rondo, Kia Sedona, Kia Cerato e Kia Soul. Já os modelos da Hyundai são o: Hyundai Veracruz, Hyundai Tucson, Hyundai Santa Fe, Hyundai Elantra, Hyundai Accent, Hyundai Azera, Hyundai Sonata e Hyundai Genesis.
As representantes brasileiras da Hyundai e da Kia não sabem informar ainda se algum veículo no Brasil necessita passar por vistorias e informou que vai verificar com as matrizes coreanas antes de realizarem quaisquer declarações.
Por Ebenézer Carvalho