A marca Range Rover é tradicionalmente conhecida pela produção de modelos que apresentam conforto e luxo. A empresa mantém a classe dos veículos, mas sempre investe em elementos que deixem os carros com capacidade para enfrentar vários tipos de ambiente. Por isso, a marca acabou de anunciar seu primeiro veículo em um segmento inédito para a montadora: o de híbridos.
Em um primeiro momento, apenas 2 modelos Irão apresentar a nova tecnologia dos híbridos: o Range Rover Sport e o Vogue.
Os dois serão equipados com motorização do tipo 3.0 SDV6 (diesel) de 293 e a outra elétrica apresentando 47 cavalos de potência, acoplados ao câmbio automatizado ZF (8 marchas). A potência dos propulsores totaliza 340 cv. Os modelos tiveram índice de consumo menor do se esperava, fazendo 16 km/l e com poluição de 26 % a menos em relação às versões anteriores.
Apesar de ser modelo híbrido, o Range Rover Vogue chega aos 100 km/h em apenas 6,9 segundos, mesmo com o peso de 2.394 quilos. No que se refere ao Range Rover Sport, vai de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, sendo mais veloz que o irmão de maior porte por ter 22 quilos a menos. De acordo com informações da empresa, o sistema do tipo híbrido, com baterias de íon-lítio, motorização elétrica e inversor chega ao peso de 120 quilos.
Com introdução prevista para a Feira de Frankfurt e início das vendas no começo do ano de 2014, as opções Hybrid referentes ao Range Rover Sport e Vogue inauguram um renovado segmento de autos: carros híbridos que funcionam a diesel. De acordo com a marca, a tecnologia irá ser usada em diversos outros modelos da empresa.

Range Rover Sport 2014
Por Marcelo Araújo