A General Motors tinha anunciado que encerraria a produção do modelo Classic na planta localizada em São José dos Campos, entretanto, o término das atividades foi antecipado, isto é, invés da fábrica acabar a produção em dezembro ela antecipou para agosto.
Segundo o Presidente dos Metalúrgicos locais, Antônio Ferreira de Barros, isso vai contra o acordo firmado entre as partes no qual a GM comprometeu-se em janeiro a manter as atividades da planta até pelo menos 31 de dezembro deste ano. Sendo assim, o presidente afirmou que a situação será avaliada e dependendo da conclusão, isso poderá ser levado à Justiça.
A empresa General Motors está esperando que os atuais funcionários solicitem adesão no Plano de Demissão Voluntária (PDV) caso optem por serem demitidos irão receber somente o que lhes é atribuído por lei.
A GM não está disposta a deixar a planta sem atividade por muito tempo, tanto é que no acordo entre o governo estadual e federal e a empresa ela comprometeu-se a fabricar o novo carro global na planta de São José dos Campos caso a matriz americana autorize. Com este novo produto sendo fabricado aqui, o investimento previsto pela GM é de R$ 2,5 bilhões.
Por Melina Menezes.