Primavera – Carro movido a energia solar



Carro movido a energia solarAlunos da Universidade Eafit, na Colômbia, desenvolveram um veículo movido a energia solar. O modelo, chamado de Primavera tem um aspecto de um disco voador e foi orçado em cerca de US$ 1 milhão, contudo somente foi finalizado devido à crença dos envolvidos que a energia solar pode substituir os combustíveis fósseis.

Com 350 quilos, o veículo possui 4,5 metros de comprimento, 170 metros de largura e 1,10 metro de altura e seu formato semelhante ao de disco voador impressiona. Esta aerodinâmica permite que o carro tenha um melhor desempenho, chegando a 120 km/h.



O modelo desenvolvido pelos estudantes colombianos demorou pouco mais de 11 anos para ser finalizado e contou com a participação de 40 pessoas incluindo estudantes, Engenheiros da Universidade Eafit e empresas públicas da cidade de Medellín.

O Primavera irá participar do Desafio Mundial de Energia Solar na Austrália, que atualmente é a corrida mais importante para veículos desta modalidade. Ela será disputada por 47 equipes de 26 países diferentes entre 6 e 13 de outubro.



O desafio ocorrerá entre as cidades de Adelaida e Darwin e terá um percurso de 3 mil quilômetros. Durante a trajeto, 4 pilotos irão revezar a direção do Primavera.

Por Robson Quirino de Moraes

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.