Até o final de agosto uma associação de várias empresas brasileiras deverá ser criada com o fim de promover a venda de carros a diesel no Brasil, já que este país é o único do mundo que impede a comercialização de carros para passeio que fazem uso do combustível citado.
Já são 37 anos que o carro a diesel não é comercializado no Brasil, e para quebrar o tabu, a associação pretende divulgar a quantidade de benefícios que a liberação traria. No momento, somente veículos com peso acima de uma tonelada ou com tração 4×4 podem fazer uso do combustível.
Uma das inúmeras vantagens apontadas pela associação é o baixo consumo e emissões, além do poder de alto torque em baixas rotações, o que privilegiaria a condução. Conta a favor dos motores a diesel o fato de serem mais limpos do que os "dependentes" de gasolina.
A proibição aconteceu em 1976, quando o governo do país temia a falta de diesel nos postos de combustíveis, devido a uma crise de petróleo na época, mas como agora a situação é diferente, e o Brasil é autossuficiente, a proibição não seria mais necessária, já que o diesel S50 já está disponível e o S10 está na mesma iminência.
Por Vinicius Cunha
Explendido!!! Eu, com certeza, serei um dos primeiros a adquirir um veículo de passeio a diesel.
Seria realmente ótimo , poder desfrutar da economia e potência do diesel em carros de passeio, aqui no Brasil. Espero que sejamos agraciados com esta conquista!!!