
Atualmente o Japão é um dos países em que os veículos elétricos e híbridos estão mais avançados. No entanto, até mesmo o país do sol nascente enfrenta problemas de infraestrutura. Atualmente o Japão conta com pouco mais de 1.700 postos que realizam recargas rápidas e apenas 3.000 que realizam recarga plena em veículos elétricos, quantidade que até mesmo para o pequeno (em extensão) Japão é muito pouca.
A falta de pontos de “abastecimento” é um dos principais obstáculos que afastam os interessados em adquirir um veículo elétrico. No entanto, a parceria das principais montadoras japonesas promete acabar de vez com este problema.
Todas as montadoras se compactuaram a fornecer serviços de suporte para os veículos independente da marca e modelo, bastando para isso apenas que o veículo seja elétrico ou híbrido, é claro.
O pacto é regulamentado de perto pelo governo japonês que ainda de quebra está subsidiando grande parte dos investimentos necessários.
O que podemos perceber é que quando empresas e governos querem tudo funciona muito bem, o Japão é líder em mostrar para o resto do mundo a forma correta no que se trata de gestão pública.
Por Fernando Setoue