A ultima bateria de testes realizadas pelo Programa de Avaliação (Latin NCAP) causou um ataque de nervos nas montadoras Renault e Chevrolet . O motivo é que dos seis carros testados na bateria de testes de segurança, os únicos que não obtiveram nenhuma pontuação foram o Ágile e o Clio.
O preocupante é que ambos os veículos embora não sejam fabricados no Brasil, possuem ampla comercialização em território nacional. O teste apresentava situações de colisão que propiciassem risco de vida para adultos e ambos os carros não absorveram o impacto de forma adequada.
O teste ainda apontou outros veículos que se saíram pior que o Clio e o Ágile. Pelo resultado dos testes pode se comprovar pontuação zera também, do Sentra B13 e do Suzuki K10. O instituto que realizou os testes classificou os quatro veículos como inseguros e incapazes de cumprir as mínimas exigências de segurança.
Vale ressaltar que os dummies(bonecos que simulam a interação humana dentro dos veículos) sofreram pressões em níveis inaceitáveis nas regiões dos pés, cabeça e tronco, o que gerou uma classificação de habitáculo extremamente instável.
Portanto se você pretende comprar uma Clio ou Ágile é melhor pensar duas vezes ou mesmo esperar para que alterações de segurança sejam realizadas.
Por Fernando Setoue