Ford – Manopla do câmbio vibra quando é feita troca de marcha





Novo sistema da FordZach Nelson, um jovem engenheiro americano que divide seu tempo desenvolvendo novos conceitos para a Ford e passando horas na frente do videogame, conseguiu reunir suas duas paixões em um único evento.

Ele desenvolveu um sistema auxiliador de trocas de marchas utilizando para isso a plataforma da Ford (openXC) e um Xbox 360. Isso mesmo, com o auxílio do controle do console da Microsoft, Zach conseguiu desenvolver este sistema que faz com que a manopla do câmbio vibre no momento perfeito de se realizar uma troca de marcha.




A Ford apresentou o invento nesta última terça-feira e apoia o conceito já adotado nos videogames de resposta tátil, sendo que neles está associado a pequena vibração que o controle realiza em resposta a estímulos vindos dos jogos.

Veja também:  Triumph Rocket 3 2019 - Novidades e Lançamento da Nova Moto

A Ford implementou o sistema em um Mustang Shelby GT500. A intenção do desenvolvedor do dispositivo foi proporcionar ao motorista uma possibilidade a mais, para isso ele contou com o sistema de código aberto que o OpenXC da Ford oferece.


A vantagem é que o dispositivo pode ser adaptado em outros veículos Ford com muita facilidade, bastando para isso que o veículo conte com o sistema OpenXC e realizando pequenas calibragens junto à curva de torque que o veículo a ser implantado possui.

Por Fernando Setoue



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.