Freio ABS – O que é e como funciona?





Quem dirige e nunca passou o susto de perder o controle do seu veículo ao frear bruscamente, não é mesmo? Pior ainda é se por conta disso um acidente acontece. Pensando nisso, um grupo de cientistas e engenheiros desenvolveu um sistema eletrônico capaz de controlar os freios, evitando assim que o pneu trave e deslize sobre a superfície.

O freio ABS é a sigla para Anti-lock Braking System e como o nome sugere é um sistema de antibloqueio das rodas.




Em situações normais uma roda demora aproximadamente 5 segundos para desacelerar um veículo que esteja a 100 km/h, no entanto, quando as rodas travam o veículo percorre uma área muito maior alím de demorar muito mais para parar. Basicamente, o ABS se utiliza de sensores que identificam quando as rodas ameaçam realizar desacelerações rápidas, ao identificar que a roda ameaça travar o sensor envia um sinal ao sistema que automaticamente diminui a pressão do freio sobre a roda em questão, esses poucos segundos são suficientes para garantir que a roda não trave.

Veja também:  Como transportar um animal em segurança no carro?

Outra vantagem que encontramos ao não permitir que as rodas travem na pista é que nessa situação o motorista não perde o controle do carro e consegue efetuar manobras que podem evitar acidentes mais graves.


Por Fernando Setoue



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.