A História da Gurgel




Quem lembra daquele carro estilo Tartaruga Ninja que andava por todo o Brasil gerando risos e saudosismo? A Gurgel Motores S.A foi fundada pelo engenheiro João Augusto Gurgel. A marca foi criada em 1969, em São Paulo e logo caiu nas graças do país por conta do formato inusitado dos modelos desses automóveis. Em 1970, os negócios ficam bons, e a Gurgel, antes uma empresa pequena, vai crescendo e vendendo cada vez mais carros.

O senhor João Gurgel sonhava com um carro totalmente canarinho.Ele tinha como ídolo o visonário Henry Ford. Foi aí que nasceu o BR-800, um marco na história da Gurgel. A marca criou automóveis dos mais variados estilos como o Itaipu Elétrico e até um carro desenvolvido para os militares. Mas os dias da Gurgel estavam contados.


É muito complexo dizer os motivos de falência de uma empresa. Muitos afirmam que a Gurgel sofreu por conta de má vontade ou corrupção. Seja como for, com um número pequeno de funcionários e sem expressão no mercado nacional e com uma dívida de milhões, a Gurgel fechou suas portas.

O povo brasileiro sente saudades.

Por Madson Lima de Oliveira


Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.