A Kombi começou a ser comercializada no Brasil em 1950 e foi o primeiro veículo que a Volkswagen produziu em terras tupiniquins. Desde 1996 o Brasil é o único país que fabrica e comercializa o modelo.
A Kombi foi um veículo muito vendido, mas no final deste ano a sua fabricação será encerrada. O motivo é por causa das exigências de segurança no Brasil, que obrigam os novos veículos a serem produzidos e comercializados com airbags e freios ABS (essa exigência entrará em vigor em 2014).
A Kombi não tem capacidade para se adaptar a essa questão e sempre foi o último veículo a seguir as outras exigências. Mas existe outro motivo para o encerramento da fabricação do modelo, na realidade a fabricante quer eliminar as ‘velharias’ que estão espalhadas no mundo todo.
A Volkswagen não deixará a Kombi ser esquecida, pois a fabricante lançará um novo modelo adaptado para atender as necessidades dos consumidores e por um preço mais elevado devido às características atualizadas. Especula-se que ela será substituída pelo Transporter Volkswagen, sendo introduzido no mercado brasileiro aos poucos ainda este ano.
Por Mariana Rodrigues