Motor de 6 cilindros em linha reta – Informações





O motor de seis cilindros em linha reta, ou em linha e seis (frequentemente abreviado I6 ou L6) é um motor de combustão interna com os cilindros montados em uma linha reta ao longo do cárter com todos os pistões de condução comum.

O banco de cilindros pode ser orientado em qualquer ângulo, e já que o banco está inclinado em relação à vertical, o motor é por vezes chamado de inclinação e seis.




O layout em linha reta e seis é o motor mais simples que possui uma mecânica tanto primária quanto secundária de equilíbrio do motor, resultando em uma vibração muito menor do que os motores com menos cilindros.
Em automóveis, o design simples e seis são utilizados para motores de deslocamentos que vão de aproximadamente 2 a 5 litros. Também é por vezes usado para os motores menores, mas estes, apesar de funcionamento muito suave, tendem a ser bastante caros para fabricação em termos de custo-potência.

Veja também:  Renault Kwid 2020 - Lançamento, Características

Uma vez que o comprimento de um motor é mais ou menos proporcional ao número de cilindros em um banco, o motor de seis cilindros é necessariamente maior que esquemas alternativos, tais como L4, V6, ou V8.


Por Salete Dias



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.