A empresa Jaguar Land Rover já iniciou a busca para achar um lugar onde instalar a unidade fabril que pretende construir no Brasil. Até agora, a empresa de origem britânica avaliou 8 cidades em 4 Estados brasileiros.
Segundo Flavio Padovan, que é o presidente da marca no Brasil, as transações ainda estão no domínio dos governos dos Estados e a companhia ainda não conseguiu procurar as Prefeituras, desta forma, não realizou visitas aos terrenos que pretende utilizar no investimento.
Após muitas negociações, o início do projeto ficou mais veloz quando foi publicado, no começo do mês de outubro, o novo regime automotor – que teve sua definição em Brasília para incidir maiores vantagens às montadores que produzirem seus veículos localmente. Depois, profissionais da Inglaterra e do Brasil foram escalados para dar continuidade ao plano da Jaguar Land Rover no que se refere à fabricação de veículos em seu oitavo maior mercado do mundo, o brasileiro.
A Land Rover faz avaliação, há cerca de um ano, nos investimentos que pode fazer no Brasil. Porém, o projeto levou um balde de água fria com as incertezas no que se refere aos rumos da política no setor automotivo brasileiro.
Por Marcelo Araújo