O sonho dos fabricantes e montadoras em fazer carros voadores nunca acaba, e ele está por trás de um grande número de empresas e projetos que visam assegurar o carro voador como uma realidade próxima e não como um projeto que demora décadas para ser realizado.
Uma das mais destacadas tentativas é a da aeronave denominada Transição, que é um meio de transporte que pode dobrar suas asas, permitindo que ele também possa funcionar como um veículo de rua legalizado.
A empresa norte-americana Terrafugia é a responsável pela construção dessa máquina, dando suporte para que os proprietários dirijam seus carros para um aeroporto onde as asas possam ser implantadas para a decolagem. Uma vez no ar, o veículo tem um alcance de 740 quilômetros (460 milhas) em um único tanque de combustível sem chumbo regular, e pode transportar duas pessoas mais a bagagem.
A máquina, que teve seu primeiro voo de teste bem sucedido, deverá custar cerca de US$ 300.000.
Agora é só esperar que os fabricantes aprimorem a aeronave Transição para que consigam atingir com êxito seu principal objetivo que é fazer um carro voador.
Por Salete Dias