Produção de veículos no Brasil caiu em novembro de 2012



A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou recentemente dados pouco animadores sobre o balanço da produção de veículos no Brasil, no final do ano de 2012.

As vendas de automóveis subiram cerca de 5% neste ano, mas a produção caiu em cerca de 9% em novembro em relação ao mês de outubro.



Embora o ano de 2012 tenha tido um pequeno aumento de produção em relação ao ano passado – cerca de 3%, as expectativas desse ano era de superar a produção de 2011, o que não aconteceu.

Novembro foi o pior mês de produção de veículos em 2012, passando de 318.701 para 301.679 unidades de automóveis fabricados no país. Já as vendas dos carros foram vantajosas para os fabricantes e aumentaram principalmente por causa do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que foi reduzido esse ano. Porém, a redução do imposto acaba neste mês de dezembro.



Os emplacamentos de veículos também diminuíram no mês de novembro. De acordo com comunicado enviado pela Anfavea, foram 311,8 mil modelos licenciados em novembro e 341,6 mil no mês anterior, diminuição significativa de 8,7%.

Fabricantes e empresários do setor de automóveis esperam que em 2013 a produção cresça entre 3% e 5%.

Por Nathalia Henderson

Leia também:  BMW apresenta Novo Sistema de Injeção de Água no Motor

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.