Cerca de 12.462 unidades de automóveis da marca Chery devem passar por recall no Brasil. O recall é destinado a dois modelos específicos: Cielo e Tiggo. Os problemas identificados estão no material utilizado no escapamento e na vedação do motor de alguns veículos. O amianto é considerado um material cancerígeno e cheio de substâncias tóxicas prejudicais a saúde, por isso a montadora está solicitando o recall que já pode ser realizado.
Os chassis que necessitam de avaliação podem ser consultados no site da montadora ou até mesmo em uma concessionária autorizada da marca. O recall será voluntário, pois no paíss ainda não existe uma lei específica que obrigue a convocação neste caso.
De acordo com a Chery o uso de amianto nestes veículos não é tão prejudicial ao motorista e demais ocupantes do carro, mas sim para quem manipularia este material em alguma manutenção, no caso dos mecânicos.
A decisão de realizar o recall veio direto da matriz da empresa, que por ter uma repercussão da marca internacionalmente quer evitar problemas de imagem em países que possuem lei para banir o amianto.
Por Dayane Garcia