As regras acerca do índice de emissão de gases poluentes no meio ambiente são expressivamente mais rígidas na Europa do que na América do Sul. O controle dos órgãos responsáveis também é mais presente. Nesse sentido, as empresas têm investido cada vez mais em automóveis híbridos e elétricos, a fim aumentar a produção de carros ecológicos no continente Europeu.
Mesmo situado na América do Sul, o Brasil poderá integrar esse time a partir do ano de 2014, uma vez que a BMW confirmou as vendas do i3, seu modelo compacto.
Em 2015, a montadora prevê também a chegada do i8. Desse modo, o mercado brasileiro de autos receberá dois grandes investimentos, que apesar do alto valor, se configurarão como excelentes opções de sustentabilidade sobre quatro rodas.
O principal diferencial do i3 reside nas modernas baterias de íons de lítio. Através delas, o carro terá autonomia de 160 km, antes de parar para recarregá-lo por aproximadamente 6 horas.
O i8, por sua vez, é um modelo diesel-elétrico (híbrido) e atinge 100 km/h em menos de 5 segundos. A alta performance não impede que o automóvel seja bastante econômico, pois consome 33 km/l de combustível.
Por Larissa Mendes de Oliveira