Redução do IPI para carros novos – Prazo prorrogado



Era para ser expirado em 31 de agosto de 2012, o prazo para a compra de carro zero, entre outros bens com desconto, mas o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, deu a boa notícia no último dia 29 de agosto: prorrogação do prazo de redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) para carros, móveis, painéis e laminados, utilizados na construção civil, eletrodomésticos da linha branca, entre outros.

O governo deixará de arrecadar R$ 5,5 bilhões, só no intervalo entre setembro de 2012 e dezembro de 2013, mas, segundo o Ministro, esse estímulo é importante nesse momento em que o Brasil passa por uma recuperação na economia e a volta do imposto poderia atrapalhar.

Veja também:  Novo Nissan Kicks 1.3 Turbo com intercooler


Os carros com motor 1.0, que tinham alíquota de 7%, agora tem 0%. A partir de 1.0 até 2.0 movidos a álcool e flex, que tinham alíquota de 11%, agora tem 5,5%. A partir de 1.0 até 2.0 movidos a gasolina, a alíquota era de 13%, agora é de 6,5%. Veículos utilitários tinham alíquota de 4%, agora têm 1%. E para os importados, que têm alíquotas entre 34% e 43% tiveram redução de até 7%.

Um alívio para quem pretendia comprar antes do fim do ano, para os empresários do setor e para todos os outros setores, pois quando um vai bem, o dinheiro circula mais e todos ganham!



Veja também:  Nova Mitsubishi Pajero Sport 2021 - preços

Por Jaqueline Rebouças

Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment

  1. Tenho um consorcio e o valor do bem foi reduzido em função da redução do IPI. Gostaria de saber quais forão as data em que ocorrerão a redução do IPI e as porcentagem que passarão a vigorar?

    Sds.
    B. Barros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.