Queda de IPI – Venda de Seminovos sofre prejuízo





O incentivo fiscal que o governo federal concedeu à indústria automobilística, insentando-os do repasse do IPI (imposto para produto industrializado), além dos efeitos positivos esperados, como aquecimento nas vendas e com isto aumento de produção nas montadoras, trouxe também um efeito colateral que vem tirando o sono dos proprietários de lojas de veículos usados: a queda nas vendas.

Há algum tempo a diferença de preços de carros zero quilômetro e carros seminovos vem sendo reduzida e a facilidade para se obter crédito no financiamento, têm retirado uma parcela significativa do mercado de veículos usados, porém, segundo a FENABRAV (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), após a desoneração tributária, houve uma queda maior ainda,  de 0,9% nas vendas de carros usados só no bimestre Junho-Junho, em relação ao mesmo período do ano passado.




Segundo alguns gestores do setor, esse desaquecimento pegou de surpresa alguns empresários, que têm até mesmo fechado suas portas, por conta dos prejuízos e incertezas que o ramo tem oferecido, até mesmo para quem já estava estabelecido no mercado.

A prorrogação do benefício de isenção do IPI para final de Outubro, sendo que a princípio seria apenas até 31 de Agosto de 2012, frustrou as expectativas daquelas que ainda elaboravam estratégias de recuperação no final do ano.


Além disso, a restrição de crédito para compra nos semi-novos, são mais um agravante para este mercado, enquanto que o emplacamento de carros zero quilômetro cresceu em média 26,4% em relação ao mesmo período de 2011.

Que é vantajoso para o consumidor é indiscutível, apenas há que se lembrar que no caso de dar seu veículo usado como parcela de pagamento do veículo, as concessionárias também o avaliam considerando a isenção do IPI, o que lhe confere um menor preço de mercado que o esperado pelo cliente, em muitas ocasiões.

Por Stefania Cardoso

 

 

 



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.