Siniav – Chip de Identificação dos Veículos será Obrigatório em 2014

  

Carros, caminhões, motos e ônibus serão obrigados a receber um chip de identificação até junho de 2014. Trata-se de um dispositivo chamado Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos), cuja principal missão é ajudar na identificação de veículos que circulam de forma irregular, ou seja, veículos roubados, com multas pendentes, sem licenciamento, entre outros problemas. 

O sistema funcionará da seguinte maneira: As informações dos veículos serão captadas por antenas espalhadas em ruas estratégicas. Se houver uma irregularidade, o sistema emitirá um alerta para uma central de processamento de dados que, por sua vez, avisará os policiais que estiverem mais perto do local.

Veja também:  Promoção do Renault Oroch - Desconto de até R$ 13 Mil



Além disso, os especialistas afirmam que os chips poderão ser interligados com semáforos, regulando o trânsito e diminuindo congestionamentos. Por fim, haverá interação com estacionamentos e pedágios, que cobrarão as faturas via débito ou crédito.

O preço do equipamento ainda não foi divulgado, mas o jornal O Estado de São Paulo, em matéria no caderno Veículos, afirma que, segundo o Denatran, o custo ficará por volta de R$ 5,00, que serão cobrados dos proprietários no licenciamento. A vida útil do equipamento é de cerca de 5 anos.

Por Christiane Suplicy Curioni






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.