Siniav – Chip de Identificação dos Veículos será Obrigatório em 2014



Carros, caminhões, motos e ônibus serão obrigados a receber um chip de identificação até junho de 2014. Trata-se de um dispositivo chamado Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos), cuja principal missão é ajudar na identificação de veículos que circulam de forma irregular, ou seja, veículos roubados, com multas pendentes, sem licenciamento, entre outros problemas. 

O sistema funcionará da seguinte maneira: As informações dos veículos serão captadas por antenas espalhadas em ruas estratégicas. Se houver uma irregularidade, o sistema emitirá um alerta para uma central de processamento de dados que, por sua vez, avisará os policiais que estiverem mais perto do local.



Além disso, os especialistas afirmam que os chips poderão ser interligados com semáforos, regulando o trânsito e diminuindo congestionamentos. Por fim, haverá interação com estacionamentos e pedágios, que cobrarão as faturas via débito ou crédito.

O preço do equipamento ainda não foi divulgado, mas o jornal O Estado de São Paulo, em matéria no caderno Veículos, afirma que, segundo o Denatran, o custo ficará por volta de R$ 5,00, que serão cobrados dos proprietários no licenciamento. A vida útil do equipamento é de cerca de 5 anos.



Por Christiane Suplicy Curioni

Leia também:  Renault Duster Dakar - SUV ganha Nova Versão Especial

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.