IPI Reduzido – Imposto zero para carros 1.0



  

Nesta segunda-feira (21), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, divulgou uma série de medidas com o objetivo de incentivar a indústria automobilística.

O IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) vai ser reduzido, assim como o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) para dar crédito a pessoas físicas.

Para o IPI, automóveis com motores 1.0 Litros, a alíquota vai cair de 7% para zero. Com relação a automóveis com motorização entre 1.0 a 2.0 Litros, o imposto cairá de 11% para 6,5%.

Os veículos utilitários, a redução vai ser de 4% para 1%. Tais alíquotas valerão para automóveis bicombustível, com fabricação no Brasil e no Mercosul, que estão incluídos no Regime Automotivo.




Veja também:  Idade Mínima para Tirar CNH pode ser Reduzida

A redução para as alíquotas vai valer até o final de agostos. Até esta data, a renúncia fiscal que foi provocada pela redução do IPI deverá passar de R$ 1 bilhão, segundo dados do governo.

Mantega também apontou que a queda do IOF do crédito para pessoa física vai ser de 2,5% para 1,5%. Esta redução não tem prazo para se encerrar. Mantega também comentou que o governo deve deixar de arrecadar R$ 900 milhões nos próximos três meses com esta ação.

As montadoras, segundo o ministro, vão se comprometer a oferecer descontos de 2,5% sobre os preços de tabela dos carros populares com até 1000 cilindradas. Já os automóveis entre 1000 a 2000 cilindradas, o desconto vai ser de 1,5%.

Veja também:  Fiat Argo 2019 ganha Nova Versão de Entrada

Outro destaque é que as indústrias também assumiram o compromisso de que não vão demitir empregados.






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.