Segundo o diretor-presidente da Jaguar Land Rover e também residente da Abeiva (Associação das Empresas Importadores de Veículos Automotores), Flavio Padovan, o Ministro Fernando Pimentel apontou que algo acontecerá até o final deste mês:
“Tive uma promessa do ministro (Fernando) Pimentel de que até o final do mês alguma coisa seja publicada e anunciada pelo governo”.
Nesta medida deverá estar incluso a criação de um novo sistema de cotas isentas da nova alíquota que se parece com o acordo formalizado com o México em 2012.
Tal ação é vista com bons olhos por Padovan, que acredita que “a melhor solução é a cota, e é o caminho mais fácil para o governo também”.
Mesmo que o reajuste do IPI tenha sido apontado no final de 2011, as marcas que não têm fábricas no Brasil começaram a sentir os efeitos da ação somente em abril deste ano, momento em que os estoques formados antes da elevação do imposto começaram a esgotar.
As empresas afiliadas à Abeiva registraram uma queda de 28,1% no volume no mês passado, fazendo uma comparação com o mesmo período registrado em 2011.