Renault Duster x Ford Ecosport – Comparativo – Qual é o Melhor SUV?

  

O lançamento do Renault Duster acabou deixando muitos motoristas interessados em comprar um SUV na dúvida de qual carro comprar. Para ajudar a você a se decidir qual é o melhor modelo, preparamos aqui um comparativo entre o Renault Duster e o seu principal rival na atualidade, o Ford Ecosport.

Nesta matéria buscaremos apontar os lados positivos e negativos de cada carro, para que assim possamos chegar ao veredito de qual é a melhor escolha.

Vamos começar falando um pouco do Ford Ecosport. Entre os pontos positivos do carro podemos listar a questão da manutenção (como o veículo está a mais tempo no mercado, encontrar peças para ele é bem mais fácil). Além disso, o Ecosport tem a vantagem de ser um carro que desvaloriza pouco e é muito bem visto no mercado de seminovos. O carro também possui um visual mais aventureiro devido ao seu estepe na tampa traseira, não bastasse isso, ele também  é alto, confortável e bem fácil de dirigir.

Se por um lado temos todos estes pontos positivos no Ecosport, como não poderia deixar de ser, também temos várias questõezinhas não tão agradáveis do veículo. Primeiramente podemos listar o seu preço (que é bem mais caro que o Duster, mesmo sendo a versão mais básica do veículo da Ford). Além disso, seu acabamento também já está meio ultrapassado, além de apresentar rebarbas aparentes. Agora vem um dos principais defeitos do carro, o carro apresenta pouco espaço tanto do porta-malas (apenas 296 litros), quanto para os passageiros da parte de trás (que acabam tendo pouco espaço para as pernas).

Veja também:  Jeep Compass poderá ter versão 4x4

Feita uma breve análise do Ecosport, chegou a vez de falarmos do novíssimo Renault Duster. Começaremos então falando dos seus pontos positivos. Primeiramente podemos destacar o seu visual robusto e moderno. Além disso, ele possui uma cabine com aparência bem mais agradável que seu concorrente da Ford. No quesito porta-malas o Renault Duster também dá show com seus 475 litros de capacidade. Por fim, podemos destacar ainda o desempenho do motor 1.6 do veículo, capaz de entregar 115 cv.

Citadas as qualidades do Duster, chegou a hora de falarmos de seus defeitinhos. O primeiro deles é o seu consumo, o veículo faz apenas 5,8 km/litro (quando abastecido com etanol). Além disso, alguns comandos do veículo estão bem mal posicionados na cabine (como exemplo disso podemos citar os seus retrovisores). Um outro ponto fraco foi relacionado ao seu sistema de som, nele o seletor de estações parece ser o do volume (mas nada que com o tempo você também não possa acostumar).

Veja também:  Renault Duster 2018 - Preço e Novidades

Citadas as qualidades e defeitos dos dois carros, chegou a hora de compararmos alguns detalhes dos dois. Começaremos com o banco do motorista. Neste quisito vemos que no Ford Ecosport é bem mais fácil de encontrarmos uma posição agradável para se dirigir. Já no Duster, constatamos que a empunhadura do volante poderia ser um pouquinho melhor, assim como os engates do câmbio (que as vezes mostrou-se impreciso).

Um detalhe interessante a ser mencionado sobre os dois veículos é que no Ecosport temos um porta-objetos de teto bem menor que do Duster. Além disso, a tampa do tanque de combustível do Ecosport precisa de chave para abrir, coisa que no Duster não é necessário.

Veja também:  Ford EcoSport 2018 - Preços das Versões

Por fim, um último ponto a ser resaltado é a presença de encosto para a cabeça para quem vai no meio da parte de trás do Duster, coisa que o Ecosport não possui.

Conclusão: Apesar de ter os seus defeitos, o Renault Duster acaba se destacando um pouquinho que o Ecosport. O modelo da Renault, além de ser mais barato (cerca de R$4 mil a menos), também se destaca pelo seu visual moderno eespaço interno. Já o Ford Ecosport, apesar de começar a apresentar sinais do longo tempo de vida, continua sendo uma ótima escolha, principalmente por tem uma manutenção mais barata e por sem bem visto no mercado de seminovos.




Vale ressaltar, que talvez quando for lançada a nova versão do SUV (no próximo ano) o veículo até consiga desbancar o Duster, mas para isso precisará vir mais equipado e com seu preço um pouquinho mais baixo.







8 comentários em “Renault Duster x Ford Ecosport – Comparativo – Qual é o Melhor SUV?

  1. Acabei de comprar um Duster, o carro é otimo bonito e bem potente, a unica coisa que me preucupa um pouco é o consumo que realmente muito grande.

  2. Alfredo Massaramduba

    - Editar

    Responder

    Eco, Duster, Tucson, TR4 (esta então…) são todas beberronas, o melhor custo benefício autal está com a Eco onde a top de linha automatica ta custando 58.000,00 e olha que custava em 2010 70.000. A Tucson é muito boa mais o preço não compensa, a TR4 é a Pajero dos lascados, engôdo dos japas pra nos empurrar seu projeto jurássico, finalmente a Duster é a 2a opção.

  3. Fiz vários teste drive no duster, tenho um logan privilegie e acho que o meu carro é muito confortável, melhor que o DUSTER, agora quem, inventou aquele porta treco rídiculo até agora não entendi p que serve, pois passa a ser perigoso, vc fazer uma curva e cair lgo no motorista e bater o carro, na lateral das portas os botões para baixar os vidros,ém uma viajem longa passa a incomodar as pernas, fiz o teste drive

  4. Vou falar do DUSTER 4×4, que fiz um test drive em Curitiba, na Ag. Globo Veiculos Alto da XV. O Gaúcho que me atendeu, super empolgado, topou fazermos um teste em terreno bem acidentado…o resultado foi bem legal, mas se pensarmos em tempo e resistência, duvido que o Duster conseguirá não quebrar suas peças, pois o carro entorta inteiro, por ser fabricado em chassi duro, como o ECOSPORT, sendo assim, não recomendo nenhum dos 2 no quesito 4×4, na real, não entendo porque as 2 montadoras lançaram os carros 4×4, visto que nem seus vendedores estão preparados para vender carros 4×4. Conclusão, fiz um teste num GRAND VITARA da Suzuki,m carro feito e preparado para um real SUV, sem comentários…o carro é fantástico, sendo assim, o DUSTER no meu ponto de vista é show para quem quer um carro forte, robusto com possibilidade de andar legal numa estrada de terra, mas trilhas, esqueçam…O Ecosport é um carro para cidade, com uma posição de dirigir duvidosa para quem faz mais de 30 a 40 mil km por ano…então me desculpem, mas os 2 não são SUVS verdadeiros… e pelo preço de um DUSTER 4×4 NOVO, temos condições de comprar um GRAND VITARA 2010, com acabamento em bancos de couro e por dentro uma nave!

  5. Para quem já viu uma ecosport capotada nas ruas das cidades, pois é muito estreita para sua altura, com certeza vai comprar a nova Duster da Renault. Cito apenas alguns detalhes que a Duster ganha : porta malas maior, espaço interno(entre eixos e lateral maiores) muito maior, não tomba como a Ecosport (tamanho lateral maior), desenho (ou design) mais atual e arredondado, motorização melhor, mecânica da renault é 100%, estepe dentro do porta malas e sem correntes, projeto elaborado aqui por brasileiros para os brasileiros. Penso que só quem trabalha na ford ou já comprou e tem uma ecosport pra tentar dizer que ela é melhor que a Duster.
    Gosto muito da Renault, porque carro bom tem que ser completo, não só bonito eu cheio de porta trecos, tem que ter mecânica, rede de concessionários, bom espaço e dirigibilidade, por último é ter desenho externo. Acho que os brasileiros compram carros pelo desenho, por isto tem muitas carroças bonitas por ai…

  6. Ah esqueci do maior quesito aqui pra os brasileiros, infelizmente, más o preço do Duster é quase 5 mil reais mais barato. Quanto tempo você precisa trabalhar pra ganhar 5 mil reais ? Pense! Vá conhecer o Duster e compare, más compare tudo mesmo.

  7. Não vai ser na segunda tentativa que a Renault vai conseguir tirar o Ford EcoSport do topo, a Renault foi esperta em lançar o Duster no final do ano por que sabe que a concorrencia Ford vai pesar ainda mais em 2012 com o novo Modelo do EcoSport.

    O Duster tem o design bem bonito mais o acabamento interior dele ficou horrivel, a posição do motorista e as saidas do arcondicionado são bem parecidas do EcoSport , tão parecida que ficou até feia por que o tamanho do painel e desprorpocional a tudo.

    Vocês exqueceram de falar tambem que o Expaço Interno do Duster não é tão generoso, é a mesma coisa do jipinho da Ford

  8. Alguns comentários: não há como avaliar o Duster no mercado de semi-novos já que ele não existe. Não ter o estepe na traseira, além de ajudar em espaços pequenos para manobrar, evita precisar botar uma corrente feiosa para evitar furtos, então é uma vantagem não ter. O Duster 4×4 então tem a melhor posição de estepe possível, dentro do porta-malas.

Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.