Parceria entre Suzuki e Volkswagen pode estar chegando ao Fim



A parceria entre as fabricantes de automóveis Volkswagen e Suzuki, criada em 2009, ano em que a montadora alemã adquiriu 19,9% das ações da marca japonesa, pagando cerca de US$ 2,9 bilhões, pode estar chegando ao fim. A motivação para o encerramento da aliança seria a compra de motores a diesel fabricados pela Fiat, por parte da Suzuki, fato que não agradou à cúpula da Volkswagen.

O acordo nascido há dois 2 anos daria à Suzuki o direito de ter acesso à tecnologia desenvolvida pela VW para a fabricação de propulsores movidos a diesel e também aos blocos híbridos. Por sua vez, a VW iria se beneficiar da forte presença da Suzuki no mercado da Índia, onde lidera a venda de veículos no segmento de compactos, para também aumentar a sua participação naquele país. Outro objetivo da parceria era a produção de um novo modelo em conjunto, projeto que acabou não saindo do papel.

Veja também:  Parceria entre Mercedes e Nvidia visa criar o carros mais avançados do mundo


As duas partes ainda não entraram em acordo sobre como se dará o fim da aliança. A diretoria da fabricante asiática propõe devolver a parcela de 1,5% das ações compradas junto à Volkswagen, além de comprar de volta a sua parte vendida para a montadora alemã em 2009. Já a VW, segundo notícias veiculadas na imprensa internacional, tem interesse em prosseguir com a parceria, apesar dos problemas que ocorreram recentemente.

Por André Gonçalves



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.