Hackers podem Invadir o Sistema Eletrônico dos Veículos



Um problema que sempre preocupou os usuários de computador agora também começa a assombrar os proprietários de modernos veículos, carregados de tecnologia digital, controles eletrônicos e equipamentos que podem ser acionados à distância. É que uma pesquisa realizada pela empresa McAfee, especializada em soluções de segurança para a área de informática, revelou que os sistemas eletrônicos, que cada vez mais aparecem nos veículos, podem ser invadidos por qualquer pessoa que tenha acesso físico a eles.

Itens como os sistemas de entretenimento, bancos elétricos, GPS, travas, freios elétricos, controle de cruzeiro, controles eletrônicos de estabilidade e tração são alguns dos que podem ser manipulados por terceiros, segundo a empresa, que afirma que as ameaças não param por ai. Veículos que utilizam sistemas de partida e destravamento remotos, por exemplo, podem ser manipulados por pessoas mal intencionadas que consigam acessar o sistema, criando situações de risco para o proprietário.



Há ainda a possibilidade de rastreamento do automóvel, permitindo monitorar a rotina do motorista, os locais por onde ele trafega diariamente, e até mesmo o roubo de dados pessoais através do Bluetooth, utilizado para fazer ligações via telefone celular em alguns carros.

Para se evitar estas ações, algumas empresas já estão desenvolvendo soluções juntamente com as fabricantes de automóveis, que tranquilizam os motoristas quanto a possíveis ataques virtuais.



Por André Gonçalves

Leia também:  BMW X3 2018 - Lançamento da Nova Geração no Brasil

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.