Driver Alert Ford – Sistema de Alerta de Sono ao Volante

Para tentar diminuir a incidência de acidentes causados pelo sono ao volante, a Ford lançou o “Driver Alert”, sistema que analisa o comportamento do veículo e, dependendo da situação, emite um som alertando ao condutor de que algo está errado.

O dispositivo utiliza uma câmera, instalada na traseira do retrovisor, que identifica as faixas da pista em que o veículo estiver trafegando. As informações são transmitidas ao computador de bordo do carro, que traça a posição ideal entre as faixas.

Se a diferença entre a posição ideal e a momentânea for grande, uma mensagem aparece no painel de instrumentos, e é soado um alarme, de 10 segundos. Caso os alertas sejam ignorados, o sistema então dispara um novo alarme, com intensidade mais forte, que só poderá ser desligado quando o motorista acionar um botão.

De acordo com a Ford, o sistema é capaz de reconhecer quando o veículo está apenas mudando de faixa ou realizando uma ultrapassagem, não sendo acionado nestas situações. Além disso, caso queira, o motorista pode desativá-lo antes de iniciar a viagem.

O Driver Alert já está disponível nos modelos S-MAX, Focus, Galaxy e Mondeo, vendidos na Europa. A Ford pretende disponibilizá-lo em outros países em breve.

Compartilhe

Posts Recentes

Veículos elétricos vendem pouco e GM resolve apostar em híbridos

Inconvenientes e caros, veículos 100% elétricos são preteridos pela GM, que resolve mudar o foco… Leia Mais

Calendário IPVA 2024 RJ – datas, prazo, desconto

Pagamento do IPVA 2024 no Rio de Janeiro começa no dia 22 de janeiro. Cidadãos… Leia Mais

Calendário de pagamento do IPVA 2024 PR – alíquotas, parcelamento, desconto

Prazo de pagamentos para o estado do Paraná já começou a valer. À medida que… Leia Mais

IPVA 2024 São Paulo – prazo de pagamento, descontos

Prazos de Pagamento O IPVA 2024 para veículos em São Paulo possui um calendário específico… Leia Mais