Driver Alert Ford – Sistema de Alerta de Sono ao Volante

  

Para tentar diminuir a incidência de acidentes causados pelo sono ao volante, a Ford lançou o “Driver Alert”, sistema que analisa o comportamento do veículo e, dependendo da situação, emite um som alertando ao condutor de que algo está errado.

O dispositivo utiliza uma câmera, instalada na traseira do retrovisor, que identifica as faixas da pista em que o veículo estiver trafegando. As informações são transmitidas ao computador de bordo do carro, que traça a posição ideal entre as faixas. Se a diferença entre a posição ideal e a momentânea for grande, uma mensagem aparece no painel de instrumentos, e é soado um alarme, de 10 segundos. Caso os alertas sejam ignorados, o sistema então dispara um novo alarme, com intensidade mais forte, que só poderá ser desligado quando o motorista acionar um botão.

Veja também:  Sistema Isofix Obrigatório no Brasil

De acordo com a Ford, o sistema é capaz de reconhecer quando o veículo está apenas mudando de faixa ou realizando uma ultrapassagem, não sendo acionado nestas situações. Além disso, caso queira, o motorista pode desativá-lo antes de iniciar a viagem.

O Driver Alert já está disponível nos modelos S-MAX, Focus, Galaxy e Mondeo, vendidos na Europa. A Ford pretende disponibilizá-lo em outros países em breve.

Fonte: Ford




Por André Gonçalves






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.