Novo Câmbio de 9 marchas da ZF

  

A ZF, multinacional do ramo de transmissões automotivas e de fabricação de chassis, com sede na Alemanha, está trabalhando no desenvolvimento de uma nova caixa de câmbio, com 9 velocidades, que em breve estará a disposição no mercado. Batizada de 9HP, a novidade trará uma boa economia de combustível para os veículos, segundo a empresa, algo em torno de 16%, se comparado com uma caixa convencional de 6 marchas. 

Como exemplo, a fabricante afirma que se um carro equipado com a transmissão de 6 velocidades tem consumo de 14,8 km/l, utilizando a 9HP o índice chegaria a 17 km/l. Um dos segredos para a redução é a manutenção de rotações mais baixas do motor, conforme explica a ZF.




Inicialmente, a 9HP será oferecida para carros equipados com tração dianteira e motor transversal, permitindo também uma maior velocidade nas trocas de marchas, no menor tempo possível, otimizando o desempenho final do automóvel.

Uma versão para ser acoplada a carros com tração integral e a modelos que tenham sob o capô blocos híbridos pode ser desenvolvida futuramente. Em conjunto com o sistema start-stop, que desliga o motor quando o veículo está parado, ela poderia aumentar ainda mais a economia de combustível.

Por André Gonçalves






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.