Funcionários da fábrica da Volkswagen, instalada na cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, estão em greve desde o dia 5 de maio, por causa da não aceitação da proposta apresentada pela montadora alemã em relação a participação nos lucros e resultados (PLR) da empresa. Com mais de um mês de atividades paralisadas, alguns dos modelos da marca começaram a faltar nas revendedoras do país, segundo informações que têm circulado pela internet.
De acordo com a imprensa especializada, foram consultadas concessionárias da VW instaladas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Goiânia, Cuiabá e Vitória. A maioria delas afirmou que não há estoque suficiente para atender a demanda, principalmente pela falta do Fox, segundo modelo mais vendido da marca em território nacional, no período de janeiro a maio de 2011, ficando atrás somente do Gol. Em alguns casos, os vendedores têm oferecido o VW Polo em substituição ao Fox, mas sem muito sucesso.
São produzidos na planta paranaense o Golf, o Fox e o CrossFox, além da perua SpaceFox, que apesar de ser fabricada na Argentina, passa por ajustes na unidade, antes de ser enviada às revendedoras.
Por André Gonçalves