Não é de hoje que a segurança é uma grande preocupação das montadoras de automóveis. Antes de chegar às mãos do consumidor um veículo passa por intensos testes. E para auxiliar o homem, a tecnologia está cada vez mais presente. A BMW, por exemplo, acaba de divulgar mais um mecanismo de segurança. E, desta vez, ele não é focado apenas na segurança do motorista, mas também na de motociclistas, por exemplo.
O novo sistema visa evitar colisões causadas por motoristas que fazem conversões abruptas para a esquerda. Nos EUA essa é uma das maiores causas de acidentes fatais, especialmente envolvendo motociclistas. Através de uma câmera e do sistema de navegação GPS, o veículo será capaz de detectar movimentos como curvas à esquerda ou retornos há pouco mais de 16 km/h.
Através do uso de três lasers, o sistema pode identificar uma curva e é capaz de prever se há riscos em até 328 metros de distância. Em caso de encontrar uma situação perigosa o veículo pode frear sozinho, automaticamente, além de avisar o motorista sobre o perigo.
Por Maximiliano da Rosa
Fonte: Engadget