Procon (SP) – Pesquisa aponta que brasileiros não sabem o que é recall




Quando veículos apresentam defeitos em massa, isto é, várias unidades com defeitos iguais, as montadoras divulgam na mídia escrita e audiovisual o problema e convocam os motoristas para comparecerem à rede no intuito de a deformidade, grosso modo, ser corrigida em tempo.

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) decidiu elaborar uma pesquisa para saber se o brasileiro tem conhecimento, ou não, do que é recall (descrição do parágrafo acima). O resultado surpreende e preocupa.


De acordo com a fundação, 83% dos consumidores não sabem, de fato, o que é recall. Além disso, o levantamento aponta, com base na opinião dos consultados, que 72% dos internautas (o estudo foi edificado pela rede mundial de computadores) enxerga que a divulgação dos chamados nos meios de difusão de informações não é suficiente. O índice cai para 61% em relação ao texto, ou seja, eles não são claros na visão dos condutores.

Veja também:  Recall Honda HR-V - Problema no Freio Traseiro

Como dispositivo para ajudar o cidadão, o Registro Nacional de Veículos Automotores, o Renavam, pode ser utilizado para consultar se o veículo apresenta algum recall pendente. Para esse fim, basta o condutor acessar a página do Denatran. Por enquanto, o sistema conta com dados (recalls) válidos a partir de 17 de março de 2011.

Por Luiz Felipe T. Erdei


Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.