A Honda pretende vender o Civic GX, movido a gás natural, até o fim do ano, em todos os 50 estados norte-americanos. O veículo é apontado como uma boa alternativa para enfrentar as leis cada vez mais severas sobre emissão de poluentes e economia de combustíveis.
O modelo já é comercializado em alguns estados, mas ainda encontra diversas barreiras para ser disponibilizado em todo o território dos Estados Unidos. A principal delas, segundo a revista Forbes, é a falta de postos de combustíveis que ofereçam o Gás Natural Veicular (GNV). Para tentar solucionar o problema, o governo quer converter toda a sua frota de veículos para o gás natural. A mudança, que afetaria também o transporte público, os táxis e até mesmo os caminhões, está sendo proposta através de um projeto de lei.
Vendido ao preço inicial de US$ 25.490 (R$ 41.293), o sedã é equipado com o motor i-VTEC 1.8 litro, de 113 cv de potência. De acordo com a Honda, o índice de consumo dele é de 10 km/l, na cidade, e 15 km/l na estrada. O sistema de navegação, oferecido como opcional, contém uma lista de postos de abastecimento de GNV existentes nos Estados Unidos.
Por André Gonçalves
Pq não pro Brasil também? Aqui já temos uma boa rede de postos com GNV mas o único carro oferecido para nós é o Siena Tetra, quem quer um pouco mais tem q adaptar e perder a garantia. Até mesmo para os taxistas q querem oferecer um pouco mais para seus passageiros um modelo desses seria bem vindo. Mas esse não deve ser o interesse da montadora, “popularizar” seu grande sedan.