Anfavea – Produção de veículos cai para 4,9% em abril de 2011



  

Como era de se esperar, o ambiente de desaceleração da economia começou a mostrar seus primeiros efeitos, embora ainda restritos. Informações da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) indicam arrefecimento de 4,9% na produção de veículos no país em abril, para 280,1 mil unidades, ante março, ocasião quando foram constatadas 294,4 mil unidades.

A Anfavea descreve que no confronto anual contra abril do ano passado, porém, ocorreu crescimento de 1,9%, ao mesmo tempo em que no acumulado do primeiro quadrimestre o índice foi positivo e chegou a 4,1% em comparação aos quatro primeiros meses de 2010.

Acompanhando o decréscimo mensal, ou seja, abril contra março, a comercialização de veículos automotores caiu 5,5%, de 306,1 mil unidades para 289,1 mil. Mantendo a mesma ideia de produção e saídas, no confronto anual do mês passado as vendas subiram 4,1% e no primeiro quadrimestre, saldo positivo 4,6%.

Os resultados nos comparativos anuais refletem os dados positivos de 2010, mas como é perceptível constatar, as medidas macroprudenciais adotadas pelo governo começam a dar os sinais desejados. A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) considera essa perspectiva como benéfica.




Por Luiz Felipe T. Erdei






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.