Purdue Celeritas: carro movido a energia solar

  

A indústria automobilística está, cada vez mais, investindo na produção de carros ecológicos. O problema é que eles são ainda muito caros, e alguns apresentam um índice de economia de combustível e de emissão de poluentes não satisfatórios.

Paralelamente a isso, estudantes de engenharia têm desenvolvido protótipos de veículos movidos a energias alternativas, que estão apresentando bons resultados, como é o caso do Celeritas, um carro criado na Universidade Purdue, nos Estados Unidos, que é movido a energia solar. O interessante sobre o modelo é que ele tem um consumo de energia equivalente a 1.000 quilômetros por litro de combustível.




Uma economia e tanto, não é mesmo? E o melhor, pelo menos para os norte-americanos, é que o conceito está perto de ser emplacado e ganhar as ruas, segundo informa o site Autoevolution. Isso será possível devido aos diversos equipamentos que ele possui, iguais aos de qualquer carro convencional, como piscas de alerta, lanternas, faróis, porta-malas, e banco para o motorista, dentre outros. No lugar dos retrovisores externos há câmeras de alta definição.

O carro conceito, que vai ganhar até ar condicionado, para melhorar o conforto interno, custou cerca de US$ 90.000 (R$ 142.470), bancados por vários patrocinadores.

Por André Gonçalves






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.