Contran altera Lei sobre Uso de Placas Refletivas



O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no Diário Oficial da União a alteração da lei sobre o uso das placas refletivas em veículos automotores. Com isso, ficou estipulado através da resolução 231 com início de vigoramento a partir de 1º de janeiro de 2012, que os veículos que forem realizar o primeiro licenciamento, deverão ser emplacados com as placas refletivas. Os veículos que já são emplacados, só necessitarão do uso das placas refletivas, quando estes forem realizar troca de municípios.

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) afirma que a película que reveste a nova placa aumenta a segurança, já que em situações de chuva, neblina ou noite, a placa se torna mais visível.

Veja também:  Hyundai HB20 x i20 - Análise, Diferenças, Qual é Melhor, Preços


As placas referentes a motocicletas, triciclos e motonetas também passarão por alterações, essas em seus tamanhos. Atualmente as placas para estes veículos são confeccionadas em 187 mm de comprimento e 136 mm de altura, com a nova regra as placas terão 200 mm de comprimento e 170 mm de altura, assim os caracteres passam de 42 mm para 53 mm de altura.

Por Henrique Pereira



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.