Contran altera Lei sobre Uso de Placas Refletivas



O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no Diário Oficial da União a alteração da lei sobre o uso das placas refletivas em veículos automotores. Com isso, ficou estipulado através da resolução 231 com início de vigoramento a partir de 1º de janeiro de 2012, que os veículos que forem realizar o primeiro licenciamento, deverão ser emplacados com as placas refletivas. Os veículos que já são emplacados, só necessitarão do uso das placas refletivas, quando estes forem realizar troca de municípios.

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) afirma que a película que reveste a nova placa aumenta a segurança, já que em situações de chuva, neblina ou noite, a placa se torna mais visível.



As placas referentes a motocicletas, triciclos e motonetas também passarão por alterações, essas em seus tamanhos. Atualmente as placas para estes veículos são confeccionadas em 187 mm de comprimento e 136 mm de altura, com a nova regra as placas terão 200 mm de comprimento e 170 mm de altura, assim os caracteres passam de 42 mm para 53 mm de altura.

Por Henrique Pereira



Leia também:  Volkswagen Saveiro 2019 - Mudanças e Novidades

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.